Meme Literário

18 out

Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?

Pergunta difícil…

Acho que o livro tem que me prender durante a leitura. Gosto dos livros que me tocam, que me fazem pensar em algo, ou simplesmente me façam divertir.

Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto

Gosto dos livros em primeira pessoa, eles nos fazem sentir mais próximo do personagem. Sim, o tipo de narrador influencia na história, o autor tem que saber escolher qual será o melhor para a sua proposta.

Dia 13 – Cite um trecho de um livro que você gosta.

Só vale um?

“Bastou vê-a para descobrir que, naqueles anos, eu não a tinha esquecido um único momento. Estava tão apaixonado como no primeiro dia.” Travessuras da Menina Má – Página 48

 

Dia 14 – Você costuma frequentar bibliotecas? A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.

Sim! Eu frequento a Biblioteca Estadual de Minas Gerais. Já frequentei também a da faculdade que estudava, porém ex-alunos pagam para pegar livros, então abandonei essa ideia e estou só com a Biblioteca Estadual.

Na Biblioteca Pública daqui só podemos pegar dois livros por vez e assim ficamos com eles durante 15 dias podendo renovar por mais 15 dias. Então eu costumo pegar dois livros mesmo, o que totalizam 4 livros por mês, mas nem sempre leio todos, pego e se eu leio, costumo abandonar os que não gosto.

Sempre vou à Biblioteca aos sábados pela manhã, ou quando estou muito desesperada para pegar algum outro livro. Quando vou aos sábados geralmente vou com meu amigo Rafael, assim ficamos um tempinho lá e depois vamos pra casa.

Sobre o acervo, acho que por ser uma biblioteca publica o acervo não é muito grande, porém costumo encontrar coisas muito interessantes.

Uma das coisas que mais me agradam é a localização, a nossa Biblioteca fica próximo da nossa praça mais bonita e o caminho que fazemos até lá é super agradável.

As minhas principais queixas além do acervo são em relação ao atendimento, o pessoal não costuma ser muito educado, só os que ficam na parte dos livros mesmo é que sempre me tratam muito bem, agora nas duas ultimas vezes que fui lá, fui atendida por uma senhora nada agradável. E a outra queixa é o numero de livros que podemos pegar, acho que seria interessante liberar 4 livros.

Outro ponto legal para se falar é que eles tem uma biblioteca móvel que ficam em alguns bairros, é uma forma de incentivo a leitura e meu bairro recebe esse carro toda quinta-feira de 9:00 as 12:00, eu ainda não visitei, até por frequentar a biblioteca, mas acho esse tipo de iniciativa muito interessante.

Dia 15 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?(Pergunta  feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas. Ainda é o mesmo livro? Você acabou conseguindo o livro escolhido da época?)

O amor nos tempos de cólera – Gabriel García Márquez

 

Dia 16 – O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?

Apenas neste ano que considerei abandonar leituras, mas na verdade não as abandono por completo, eu faço pausas. Todo bom leitor sabe que livros têm seus momentos, e só pauso com um livro quando sinto que não é o momento de lê-lo. Por exemplo, esse ano abandonei 3 livros do Saramago, não foi por não gostar deles, mas por sentir que a leitura não estava fluindo, então para não torná-la algo maçante, resolvi deixar para um outro momento.

Agora para abandonar por completo, somente se o livro for muito mal escrito, a história for clichê demais a ponto de não ter nada inovador.

Dia 17 – Na sua opinião, qual é o propósito da literatura? Entreter? Educar? Ampliar horizontes? Fale um pouco sobre isso.

Um pouco de tudo ao mesmo tempo?!

Até certo ponto da minha vida eu utilizei a leitura apenas como uma forma de entretenimento. Hoje a leitura para mim vai além de uma distração. Claro que nem sempre quero absorver algo da leitura, as vezes quero apenas relaxar a mente, mas nos últimos tempos eu tenho feito dela um jeito de ampliar meus horizontes, conhecer coisas novas e aprender um pouco sobre o ponto de vista de uma outra pessoa. Não tenho hábito de ler livros teóricos, mas algumas das minhas ultimas leituras tem me feito parar para pensar um pouco sobre a sociedade em que vivo, sobre o mundo.

Deixe um comentário

