Leituras do mês

29 ago

Como tenho certeza que não irei ler mais nenhum livro este mês resolvi fazer o post das leituras realizadas agora de uma vez.

Leituras propostas:

  • As crônicas de Nárnia – C.S. Lewis
  • A História Final – Álvaro Cardoso
  • 1984 – George Orwell
  • Melancia

Leituras realizadas:

  • As crônicas de Nárnia (resenha)
  • O último voo do flamingo – Mia Couto
  • A história final (resenha)
  • Cristianismos puro e simples (resenha)
  • Feliz dia dos namorados – Charles M. Schulz
  • 1984

A proposta desta tag é falar um pouco sobre cada leitura realizada, mas como fiz resenha de alguns livros vou falar somente daqueles em que eu não comentei nada aqui, o único que não vou falar será o “Feliz dia dos namorados” porque este eu quero fazer um post especial.

O ultimo voo do flamingo

Mia Couto

Eu havia lido um livro do Mia Couto na época do vestibular, ele era uma das leituras indicadas e tenho que dizer que gostei muito, nunca havia lido nenhum autor africano, e gostei de ler o português de Moçambique. Recordo que nas aulas de Literatura o professor sobre explicar direitinho cada metáfora que continha naquele livro que também era cheio de símbolos. Este ano decidi que gostaria de ler outra obra dele e escolhi este livro que é o quarto romance do autor.

O livro se passo após um tempo da guerra civil, quando os soldados da ONU estão em Moçambique para acompanhar o processo de paz, porém em uma vila chamada Tizangara, estranhamente soldados começam a explodir sendo encontradas apenas algumas partes deles.

Assim como o outro livro que li do autor, este é cheio de simbolismos, trazendo um pouco da cultura daquele povo. Personagens são muito bem construídos e a história é envolvente, você fica curioso para saber o que está acontecendo. O português é bem poético e o autor traz um pouco sobre o conflito entre a modernidade e antiga cultura local.

(o outro livro que li dele chama-se “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra”)

1984

George Orwell

Também já havia passado pela experiência de ler George Orwell, e como diz meu amigo “É impossível ler Orwell e permanecer indiferente”. O autor através deste livro nos leva a questionar a sociedade em que vivemos, o livro é um tanto antigo, mas consegue ser atual nas suas ideias. O livro se passa em uma geração futurista, sim ele foi publicado em 1949, o que faz do ano 1984 um futuro bem distante da realidade do autor. Trata-se de um país que vive diante de um governo totalitário, onde as pessoas são controladas por teletelas, aparelhos que nunca podem ser desligados, estas funcionam como televisores onde também tem um mecanismo de filmagem. A população é alienada, e por isso ninguém se questiona sobre os atos do governo. Tudo é controlado por esse governo que aparece na imagem de um “Grande Irmão”, imaginem, ele é capaz de controlar o passado (apagando a história e reescrevendo para adaptá-la a realidade local) e até o pensamento.

“Gerra é Paz, Liberdade é escravidão, Ignorância é força.” (Lema do partido do livro)

O livro é excelente! Existem alguns momentos bem perturbadores e por isso optei em ler juntamente com algum outro livro, mas Orwell consegue nos incomodar, nos tirar de um lugar comum e a questionar o que anda acontecendo.

Sobre as leituras do mês de setembro, eu não vou fazer nenhuma programação, posso adiantar que estou lendo três livros:

  • Fora de órbita – Woody Allen
  • O ano da morte de Ricardo Reis – José Saramago
  • Cecília Meireles Seleções – Maria Fernanda

Provavelmente irei ler a “triologia” do O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Até breve!

Anúncios

2 Respostas to “Leituras do mês”

  1. Franciellen 8 de setembro de 2012 às 4:33 PM #

    Todos os livros que você citou parecem muito bons *-*

    Nunca li nada de Mia Couto, mas 1984 faz meus olhos brilharem! Realmente, pe impossível ler Orwell e não mudar, e permanecer indiferente. Quero ler mais obras dele, porque se 1984 já me encantou de tal forma, nem imagino como serão os outros ❤

    • Thalita Alvarenga 10 de setembro de 2012 às 6:03 PM #

      Ei Franciellen,

      Leia Mia Couto, ele é muito legal mesmo =]. Agora do Orwell eu li tbm Revolução dos Bichos e é fantástico!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: