Leituras do mês #2

29 jul

O mês está acabando e vim falar um pouco sobre a minha meta literária que foi completamente por água abaixo.
Leituras propostas:

• Ensaio sobre a lucidez – José Saramago
O Estrangeiro – Albert Camus
• Vidas Secas – Graciliano Ramos

 

Aqueles que acompanham o blog sabem que fiz um post no inicio do mês falando das leituras que estava disposta a fazer, o primeiro livro que coloquei como meta foi Ensaio sobre a Lucidez do Saramago, e infelizmente não consegui concluir. Eu já havia lido um livro do Saramago e gostei muito da forma que ele escreve (a pontuação dele é bem diferente) e também sobre a sua visão critica sobre a sociedade. Porém, eu não consegui engrenar na leitura de Ensaio sobre a lucidez, talvez não seja o momento de ler este livro, por isso resolvi deixar para mais tarde.

Leituras Realizadas:

• O Estrangeiro – Albert Camus
• O conto da ilha desconhecida – José Saramago
• Bonequinha de Luxo – Truman Capote
• Histórias de Cronópios e de fama – Júlio Cortázar


O segundo livro que me propus a ler foi O Estrangeiro. Galera, esse livro é fantástico, ele inicia com o personagem falando que ele havia acabado de receber a noticia da morte da mãe, e nessa primeira parte notamos a relação seca dele com este fato. E durante parte do livro eu estava questionando quando ele iria fazer a viagem ao exterior, afinal o livro tem o título de O Estrangeiro, porém percebemos que na verdade ele é estrangeiro desde o inicio do livro, não estrangeiro em um país, mas sim no planeta. Ele é um cara totalmente diferente. Bem, adorei o livro e pretendo ler em breve outras obras do autor, afinal o cara recebeu o Nobel de Literatura e isso não é qualquer prêmio.
Eu também disse que iria ler Vidas Secas, mas fui à Biblioteca Pública, que agora virou um anexo da minha casa (risos), e peguei dois livros, Bonequinha de Luxo do Truman Capote e Histórias de Cronópios e de Fama de Júlio Cortázar. Como devem ter percebido, a leitura de Vidas Secas foi adiada. Mas durante o meu passeio à Biblioteca um amigo que me acompanhou, disse que eu precisava ler O Conto da Ilha Desconhecida do Saramago, e eu iria ler lá na biblioteca mesmo, mas estava sem almoço, então chegando em casa procurei na net e li…


Sobre o conto da ilha desconhecida, ele é um livro pequeno, porque como o nome já diz,trata-se de um conto, mas é muito lindo, e todos devem ler!Eu fico sem palavras para descrever tal obra, mas ele nos trás algumas reflexões muito interessantes. Então vou deixar o link para vocês aqui.


Sobre o livro do Cortázar eu nunca havia lido obra nenhuma dele, acredito que a mais famosa, me desculpe se estiver enganada, seja O Jogo da Amarelinha, este eu também quero ler, mas como o meu companheiro queria lê-lo e a cota dele de livros já estava ultrapassando, peguei este para iniciar e depois emprestá-lo. Gostei muito, achei interessante a forma que o autor fala sobre coisas simples do nosso cotidiano, coisas que talvez nunca tenhamos pensado em falar. É um livro pequeno e rico e despertou minha curiosade sobre as outras obras do autor.


Bonequinha de luxo – Gostei da forma que Capote escreve. Eu sempre falo sobre a forma de escrever do autor, pois é o que mais me chama a atenção e neste caso específico, li este livro justamente para observar a escrita, já que Capote foi um jornalista importante e meu amigo já havia me dito que é muito legal a forma que ele escrevia. Depois de ler este livro concluo que a leitura de A Sangue Frio é obrigatória para mim, e logo vou pegar na biblioteca da faculdade e comento com vocês.
Bem sobre as leituras de agosto eu posso antecipar que já iniciei uma delas que é As Crônicas de Nárnia, leitura que eu já interrompi umas três vezes, mas agora eu quero muito terminar. Gente, como vocês devem ter notado, essa é uma lista que pode sofrer alterações, mas acho que vou seguir a seguinte ordem:

• As crônicas de Nárnia – C.S. Lewis
• A História Final – Álvaro Cardoso
• 1984 – George Orwell
• Melancia – Marian Keyes

Como vocês podem notar vai ser bem variada a minha leitura, um livro infanto-juvenil porque é de uma série que fui ler na adolescência e na biblioteca que eu pegava livros não tinha o ultimo livro da série, e eu preciso terminá-la (risos) e um chick lit porque estou precisando rir um pouco e dar um descanso a mente.
Bem, post longo, mas espero que tenham gostado.

Link do Conto de Ilha Desconhecida: http://www.ufrgs.br/tramse/pead/textos/saramago.pdf

PS.: Para quem ainda não leu nada do José Saramago, aproveitem para ler o conto, pois nele dá para notar o estilo diferenciado na escrita do autor.

Deixe um comentário

