Faculdade

13 fev

Durante este fim de semana e ainda hoje, vivi momentos de muita saudade (vou optar por essa palavra por não gostar muito de dizer nostalgia, me soa muito mais como remédio a um sentimento), tive que escrever meu convite de formatura e também li na Folha uma matéria falando sobre o primeiro dia de aula dos calouros na faculdade. Comecei a me recordar da ansiedade que vive para a chegada do meu primeiro dia de aula.

Quando recebi a noticia que havia passado no vestibular logo procurei a comunidade do meu curso no Orkut, queria encontrar todos que iriam estudar comigo durante esses quatro anos. No dia de realizar a matrícula, quanta empolgação! E após me matricular, me dei de cara com o medo, afinal são quatro anos, tempo demais, eu me perguntava se iria conseguir chegar ao final, não imaginava que este tempo passa voando.

Então, após me inscrever no curso entrei em contato com algumas pessoas, uma delas o Everton, e eu dizia a ele o quanto queria que iniciasse as aulas logo, e imagine, eu estava torcendo até mesmo por ser pega em trote, desde que não fossem aqueles pesados. E ele dizia “Thatá, faculdade é como colégio, você fica doida para iniciar as aulas e quando iniciarem vai ficar louca pelas férias.” E ele tinha razão…

Enfim, o primeiro dia chegou, eu fui com um caderno da Pucca e esperando que ali encontrasse aulas que fossem desenvolver a minha escrita, que iria pegar em um gravador e apenas fazer entrevistas e escrever matérias. Achava que nunca iria matar aulas, que ficaria horas a ler e escrever. Não sabia eu que a universidade é universo maior que uma simples receita de bolo, que ali não era um espaço para aprender técnica. Eu não sabia que ali seria um espaço voltado para a discussão e que aprenderia a fazer vários questionamentos sobre a minha vida e sobre a sociedade, principalmente no primeiro período que tive aula sobre Ciências Sociais. Fiz diversos amigos e presenciei muitas discussões.

Na semana passada dei inicio ao fim do curso, engraçado isso né? Cheguei ao ultimo período e meu medo só aumenta com o passar dos dias e principalmente a saudade daqueles que encontrei neste tempo. Vocês podem me dizer que o contato com aqueles que realmente são nossos amigos não acaba, mas o contato diário esse vai passar, os momentos que nos reunimos nos bancos da faculdade antes das aulas não vão mais existir.

Hoje compreendo que sou alguém totalmente diferente do tempo que iniciei meu curso, me sinto mais velha, porém não mais sábia, pelo o contrário, me encontro com duvidas muito maiores que as que eu tinha quando entrei lá. E a mensagem que deixo para aqueles que estão entrando agora na faculdade é: aproveitarem cada segundo junto às pessoas que encontrar, não espere por seus professores, leiam livros, converse com os amigos e principalmente descubram que às vezes as aulas que você irá matar para conversar com eles podem ensinar muito mais que os bancos da sala de aula.

Anúncios

6 Respostas to “Faculdade”

  1. Long Haired Lady 13 de fevereiro de 2012 às 7:15 PM #

    Terminei a faculdade agora e também estou com essa sensação meio estranha em mim.
    Fico pensando em todas as mudanças que se deram no caminho…

  2. Israel de Oliveira 15 de fevereiro de 2012 às 1:04 PM #

    Orkut?

  3. Luly 16 de fevereiro de 2012 às 7:52 PM #

    Acho que universidade é mais do que “estudar o que você gosta”, é sim sua oportunidade de ter um amadurecimento pessoal, acadêmico, geral!!
    É legal aquela tensão pré-primeiro dia, você acha que a turma vai ser linda-unida-amável, você acha que vai chegar lá botando a mão na massa e que aqueles anos vão demorar pra caramba.
    O resultado acaba nem sendo assim, mas o conhecimento que a gente leva a grande.
    Era pra eu terminar no fim do ano passado, mas vou terminar no fim desse ano. Vou lá poucas vezes por semana, mas sempre que ando pelo campus já me bate uma SAUDADE das loucuras dos últimos 4 anos……

    • Thalita Alvarenga 12 de março de 2012 às 5:58 PM #

      Nossa adoro o campus, adoro td na universidade, é bem como vc disse, nem sempre é do jeito q esperamos, mas não deixa de ser especial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: