O Hobbit

30 jan

Sinopse – O Hobbit

É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seus detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, “quanto à amplitude imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página”. Tolkien criou em O Senhor dos anéis uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal.

  • Editora: WMF
  • Autor: J.R.R. TOLKIEN
  • ISBN: 9788578273873
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2011
  • Edição: 4
  • Número de páginas: 328
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio

Minha leitura:

Vou iniciar como eu disse quando li Harlan Coben, mas agora o autor é outro né? “Como conseguir sobreviver sem Tolkien até hoje?”. Agora falar sobre O Hobbit é uma grande responsabilidade, pois quando terminei a ultima página conclui que ele foi o melhor livro que li em toda a vida. Demorei um pouco para terminá-lo, mas acredito que o tempo que levei foi interessante para que eu pudesse saboreá-lo com tranqüilidade.

Este foi o primeiro livro que li de Tolkien, mas mesmo assim pude perceber que ele era um cara detalhista, pois o livro é rico em detalhes, o que nos facilita ter uma visão melhor sobre o mundo que ele cria. Sua narrativa é tão deliciosa, pois parece que o autor está ao nosso lado nos contando uma história, sim, ele consegue conversar com seu leitor e tem um jeito legal de prender atenção do leitor que é dando pequenas dicas do que vai acontecer posteriormente, não dizendo claro o que necessariamente irá ocorrer, mas dando detalhes que a aventura pode se tornar mais perigosa que se imagina.

O livro inicia-se de forma super doce:

“Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhoca e com cheiro de lodo, tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto.” pg1

O livro trata-se de Bilbo Bolseiro, um hobbit que adora sua vida simples e não tem interesse nenhum por aventuras, tudo o que ele deseja é viver no conforto de sua casa, podendo desfrutar das delicias que são encontradas em sua dispensa e do seu cachimbo. Por uma trama de Gandalf, um mago misterioso que aparece em suas terras, Bilbo acaba embarcando em uma aventura com 13 anões. Os anões sabiam o motivo da aventura, desejavam recuperar o tesouro que estava sob a guarda de um dragão que tomou a terra de seus antepassados, a Montanha Solitária, mas Bilbo não tinha motivo nenhum para ser escalado para essa viagem.

Ele se queixava o tempo todo e sempre estava pensando na sua toca, ninguém dava nada por ele, mas mesmo assim Gandalf dizia que Bilbo desenvolveria um papel importante, e isso não tem como duvidar.

“As noites eram desconfortáveis e frias, e eles não ousavam cantar ou falar muito alto, pois os ecos eram esquisitos, e o silêncio parecia não gostar de ser interrompido – exceto pelo barulho da água, pelo gemido do vento e pelo trincar das pedras.” Pg 55

Acompanhamos no livro amadurecimento de Bilbo, eu poderia dizer que descobrimos como se nasce um herói a partir desta história. O pequeno hobbit passa por tantas situações, enfrentando aranhas gigantes, Orcs, entre outros,e por isso seu caráter é lapidado durante a viagem. No final da grande aventura Bilbo aparece como um verdadeiro herói.

Aos que são fãs do Senhor dos Anéis e ainda não leram os livros, recomendo que leiam primeiro O Hobbit, assim como eu o fiz, pois aqui se inicia toda a história, pois é onde Bilbo encontra o anel. Como o livro foi escrito para o filho de Tolkien, a sua leitura é bem simples, mesmo com tantos detalhes, não consegui me perder. Acho que este é um livro de leitura obrigatória para todos e para nossa felicidade, no final deste ano vai sair tbm o filme, claro que não vai se comparar a beleza do livro, mas acredito que vai valer muito à pena assistir.

“-Aonde você foi, se me permite perguntar? – disse Thorin a Gandalf enquanto os dois cavalgavam.

– Fui olhar à frente – disse ele.

– E o que o trouxe de volta bem na hora?

– O olhar para trás. – disse ele.” Pg 43

“É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito o que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar.”  pg 50

8 Respostas to “O Hobbit”

  1. não me mande flores 31 de janeiro de 2012 às 1:12 PM #

    Definitivamente não é o meu tipo de leitura, não sou fã de literatura de fantasia. Vi que será lançado uma versão para os cinemas do livro, está animada para assistir?

    Beijo!
    Camila Faria

    • Thalita Alvarenga 31 de janeiro de 2012 às 1:37 PM #

      Camila, eu estou apaixonada por esse livro, já estou lendo outro, mas com a cabeça em O Hobbit rsrs. Estou suepr ansiosa para a chegada da versão nos cinemas, esse foi um dos motivos pelo o qual decidi ler o livro e também por ser apaixonada pelo O Senhor dos Anéis.

      Bjo

  2. não me mande flores 1 de fevereiro de 2012 às 1:10 AM #

    E o legal é que vai ser em 3D, né? Super emocionante!

    Beijo!
    Camila Faria

  3. Yuu 3 de fevereiro de 2012 às 3:31 PM #

    Tenho muitos amigos que adoram a trilogia de O Senhor dos Anéis, mas admito que esta nunca me atraiu. Não sei, acho que não sou muito chegada em narrativas épicas. Ano passado li Eragon e empurrei o livro com a barriga por um mês. Depois disso, perdi o interesse em continuar. Talvez fosse um mau momento. No entanto, não me fecho inteiramente para a história. Um dia, quem sabe, eu pegue um volumes por aí e o desfrute como deve ser desfrutado. Beijos e boa sexta-feira.

  4. Long Haired Lady 6 de fevereiro de 2012 às 1:19 PM #

    Nossa, eu amei esse livro!! Me transportei totalmente para a história! E é muito recomendado que se leia antes do Senhor dos Aneis, ajuda muito!!

    Beijo!!

    • Thalita Alvarenga 7 de fevereiro de 2012 às 1:36 AM #

      É lindo né? Oh vontade de chorar só de lembrar. Agora estou lendo um do Harlan Coben.

      Bjoo

Deixe um comentário

