O Hobbit

30 jan

Sinopse – O Hobbit

É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seus detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, “quanto à amplitude imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página”. Tolkien criou em O Senhor dos anéis uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal.

  • Editora: WMF
  • Autor: J.R.R. TOLKIEN
  • ISBN: 9788578273873
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2011
  • Edição: 4
  • Número de páginas: 328
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio

Minha leitura:

Vou iniciar como eu disse quando li Harlan Coben, mas agora o autor é outro né? “Como conseguir sobreviver sem Tolkien até hoje?”. Agora falar sobre O Hobbit é uma grande responsabilidade, pois quando terminei a ultima página conclui que ele foi o melhor livro que li em toda a vida. Demorei um pouco para terminá-lo, mas acredito que o tempo que levei foi interessante para que eu pudesse saboreá-lo com tranqüilidade.

Este foi o primeiro livro que li de Tolkien, mas mesmo assim pude perceber que ele era um cara detalhista, pois o livro é rico em detalhes, o que nos facilita ter uma visão melhor sobre o mundo que ele cria. Sua narrativa é tão deliciosa, pois parece que o autor está ao nosso lado nos contando uma história, sim, ele consegue conversar com seu leitor e tem um jeito legal de prender atenção do leitor que é dando pequenas dicas do que vai acontecer posteriormente, não dizendo claro o que necessariamente irá ocorrer, mas dando detalhes que a aventura pode se tornar mais perigosa que se imagina.

O livro inicia-se de forma super doce:

“Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhoca e com cheiro de lodo, tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto.” pg1

O livro trata-se de Bilbo Bolseiro, um hobbit que adora sua vida simples e não tem interesse nenhum por aventuras, tudo o que ele deseja é viver no conforto de sua casa, podendo desfrutar das delicias que são encontradas em sua dispensa e do seu cachimbo. Por uma trama de Gandalf, um mago misterioso que aparece em suas terras, Bilbo acaba embarcando em uma aventura com 13 anões. Os anões sabiam o motivo da aventura, desejavam recuperar o tesouro que estava sob a guarda de um dragão que tomou a terra de seus antepassados, a Montanha Solitária, mas Bilbo não tinha motivo nenhum para ser escalado para essa viagem.

Ele se queixava o tempo todo e sempre estava pensando na sua toca, ninguém dava nada por ele, mas mesmo assim Gandalf dizia que Bilbo desenvolveria um papel importante, e isso não tem como duvidar.

“As noites eram desconfortáveis e frias, e eles não ousavam cantar ou falar muito alto, pois os ecos eram esquisitos, e o silêncio parecia não gostar de ser interrompido – exceto pelo barulho da água, pelo gemido do vento e pelo trincar das pedras.” Pg 55

Acompanhamos no livro amadurecimento de Bilbo, eu poderia dizer que descobrimos como se nasce um herói a partir desta história. O pequeno hobbit passa por tantas situações, enfrentando aranhas gigantes, Orcs, entre outros,e por isso seu caráter é lapidado durante a viagem. No final da grande aventura Bilbo aparece como um verdadeiro herói.

Aos que são fãs do Senhor dos Anéis e ainda não leram os livros, recomendo que leiam primeiro O Hobbit, assim como eu o fiz, pois aqui se inicia toda a história, pois é onde Bilbo encontra o anel. Como o livro foi escrito para o filho de Tolkien, a sua leitura é bem simples, mesmo com tantos detalhes, não consegui me perder. Acho que este é um livro de leitura obrigatória para todos e para nossa felicidade, no final deste ano vai sair tbm o filme, claro que não vai se comparar a beleza do livro, mas acredito que vai valer muito à pena assistir.

“-Aonde você foi, se me permite perguntar? – disse Thorin a Gandalf enquanto os dois cavalgavam.

– Fui olhar à frente – disse ele.

– E o que o trouxe de volta bem na hora?

– O olhar para trás. – disse ele.” Pg 43

“É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito o que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar.”  pg 50

Anúncios

8 Respostas to “O Hobbit”

  1. não me mande flores 31 de janeiro de 2012 às 1:12 PM #

    Definitivamente não é o meu tipo de leitura, não sou fã de literatura de fantasia. Vi que será lançado uma versão para os cinemas do livro, está animada para assistir?

    Beijo!
    Camila Faria

    • Thalita Alvarenga 31 de janeiro de 2012 às 1:37 PM #

      Camila, eu estou apaixonada por esse livro, já estou lendo outro, mas com a cabeça em O Hobbit rsrs. Estou suepr ansiosa para a chegada da versão nos cinemas, esse foi um dos motivos pelo o qual decidi ler o livro e também por ser apaixonada pelo O Senhor dos Anéis.

      Bjo

  2. não me mande flores 1 de fevereiro de 2012 às 1:10 AM #

    E o legal é que vai ser em 3D, né? Super emocionante!

    Beijo!
    Camila Faria

  3. Yuu 3 de fevereiro de 2012 às 3:31 PM #

    Tenho muitos amigos que adoram a trilogia de O Senhor dos Anéis, mas admito que esta nunca me atraiu. Não sei, acho que não sou muito chegada em narrativas épicas. Ano passado li Eragon e empurrei o livro com a barriga por um mês. Depois disso, perdi o interesse em continuar. Talvez fosse um mau momento. No entanto, não me fecho inteiramente para a história. Um dia, quem sabe, eu pegue um volumes por aí e o desfrute como deve ser desfrutado. Beijos e boa sexta-feira.

  4. Long Haired Lady 6 de fevereiro de 2012 às 1:19 PM #

    Nossa, eu amei esse livro!! Me transportei totalmente para a história! E é muito recomendado que se leia antes do Senhor dos Aneis, ajuda muito!!

    Beijo!!

    • Thalita Alvarenga 7 de fevereiro de 2012 às 1:36 AM #

      É lindo né? Oh vontade de chorar só de lembrar. Agora estou lendo um do Harlan Coben.

      Bjoo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: